Karate Kid

Hoje eu assisti Karate Kid – a versão original de 1984. Sim, eu já havia assistido antes. Na verdade, eu tive vontade de rever o filme assim que saiu o novo The Karate Kid (2010), estrelado por Jackie Chan.

Meu irmão me questionou, ainda em 2010, sobre o motivo do filme recente se chamar Karate Kid. Ora, Jackie Chan luta Kung Fu, e não Karate; o nome do menino também não é Karate e… enfim, ninguém luta Karate no filme, apenas Kung Fu. Enfim, após assisti o original, eu percebi que o filme do Jackie Chan nada mais é que uma cópia estranha do filme estrelado por Ralph Macchio, o nosso querido Daniel San. Desde as falas de efeito, como “There’s no such thing as a bad student, only a bad teacher”, até as cenas finais do filme, na qual o Daniel San é violentamente atingido na perna – é tudo igual.

A revolta do menino em relação ao novo lar, a maneira como a arte da luta é ensinada… No original o Daniel San aprende a alguns movimentos lavando e encerando carros, lixando o chão de madeira e pintando a casa do Sr. Miyagi. Em 2010 Dre Parker aprende praticamente tudo o que pode de Kung Fu vestindo sua jaqueta, despindo-a, jogando-a no chão e a pendurando no cabide. Ambos se revoltam por pensar não estarem aprendendo coisa alguma e ambos saem vitoriosos e aplaudidos dos torneios que encerram o filme. Isso sem contar as inúmeras surras que levam do seu oponente principal – que luta numa academia fodona e mega cara – e as artes milenares loucas de cura de seus mestres.

Enfim. Eu precisava escrever isso. Por hoje é só.

 

One thought on “Karate Kid

Leave a Reply

