pode isso?

Há algum tempo esse pensamento já havia me ocorrido e desde que fiz o Enem eu pensava em postar algo a respeito. Quando eu fiz ensino médio, há 10 anos, eu e meus amigos sonhávamos com universidades federais e cursos que nos trouxessem a possibilidade de ter um bom emprego. Sim, eu sei, eu fiz letras e fugi à regra, mas isso também não estava nos meus planos.

No início deste ano, eu ingressei no curso de Engenharia Civil da Faesa, uma faculdade particular aqui de Vitória. Logo no início do curso, fiquei próxima de uma menina de 17 anos. Um certo dia a perguntei se ela não iria prestar vestibular para a Ufes no fim do ano. “Você ainda é nova”, eu disse. E a resposta que obtive foi: “Não quero fazer Ufes. A Ufes nunca me encheu os olhos. Nunca tive vontade de estudar lá”. Não tive a capacidade de prolongar a conversa. Devo ter feito a cara mais ‘então tá’ da minha vida.

Há algumas semanas, eu fiz o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Na época em que prestei vestibular, o Enem apenas servia para aumentar décimos nas nossas notas do VestUfes; hoje em dia, ele corresponde à primeira etapa dos exames vestibulares. Bom, minutos antes do início da prova do segundo dia, me pus a conversar com um dos fiscais e algumas pessoas que estavam também prestando o tal exame. E foi aí que um menino disse que cogitou a possibilidade de não comparecer ao segundo dia de provas. Perguntei: “Ué?! Foi tão mal assim ontem?”. E a resposta foi: “É que eu já faço direito na Estácio e não vejo necessidade de estudar na Ufes”.

Quando foi que estudar em universidade federal deixou de ser importante? Eu estava em coma e ninguém me contou?

3 thoughts on “pode isso?

  1. Tão lamentável ;(
    Ainda acho que algumas empresas podem dar prioridade para qm pode estagiar 6h, mas depois de formando, acredito que um diploma de federal ainda tenha seu diferencial, afinal, quem vai te contratar é alguém que não se formou neste era caótica dos churrasco com sexo de roupa.

  2. Isso é absolutamente subjetivo. Há pessoas que têm esse sonho, e outras não. Por acaso, vc conversou apenas com pessoas do segundo tipo. “Era caótica dos churrasco com sexo de roupa” (comentário anterior) foi sensacional.

Leave a Reply

